Mattioli e Barbolini

CLAUDIO MATTIOLI

Iniciou sua carreira musical muito jovem como acordeonista, diplomando-se em Piano com pontuação máxima no Istituto Musicale A.Tonelli, da cidade de Carpi (Itália).
Frequentou numerosos cursos de aperfeiçoamento em diversos países com importantes pianistas e maestros. Com grupos de Câmara se destacou em importantes competições nacionais e internacionais. Iniciou o estudo do canto lírico com o Maestro G.Boretti, aperfeiçoando-se com o Maestro Desderi e, em seguida, com o Maestro Beniamino Prior. Como baixo-barítono especializou-se nos papéis de baixo cômico, interpretando os papéis principais nas Óperas de Rossini (Il Barbiere di Siviglia, Cenerentola, L’Italiana in Algeri, Farse Rossiniane), de Donizzetti (L’Elisir d’Amore, Don Pasquale) e interpretou vários papéis das principais Óperas de Mozart, tendo estreado ao todo 27 personagens. Diretor Artístico do Gruppo Amarcord, Companhia de Teatro e Ópera, sendo autor de diversos espetáculos apresentados pela Cia na Itália e na França, Portugal, Espanha, Rússia, Inglaterra, Japão, República Tcheca, Hungria, Paquistão, Estados Unidos, Honduras, Costa Rica, Uruguai e Brasil. No âmbito da música popular, Mattioli conta com uma intensa carreira de solista, seja no acordeom que no teclado e como cantor, tendo se apresentado em importantes eventos internacionais.

 

.

 

MASSIMILIANO BARBOLINI

 

O tenor Massimiliano Barbolini nasceu em Modena (Itália) estudou canto com Tito Turtura e com William Matteuzzi. Aperfeiçoou seus estudos durante dois anos com o
Maestro Luciano Pavarotti. Estreou em 1998 como Nemorino em L'elisir d'amore, de Donizetti. No mesmo ano ele apareceu como Florville em Il Signor Bruschino de Rossini sob a direção de Claudio Desderi. Desde então, ele se especializou em Rossini e se apresentou como artista convidado no “Opéra Comique” de Paris, no Teatro Ariosto em Reggio Emilia, na Konzerthaus de Viena e no Festival de Martina Franca, entre outros. Em maio de 2000 cantou na Ópera "Così fan tutte", de W.A Mozart, dirigida por C. Desderi em Turim. Em julho de 2001 fez sua estréia em "La Zingara", de G. Donizetti, no “Ópera Festival Internacional” de Martinafranca, dirigido por Arnold Bosman. Vencedor da terceira edição do Concurso lírico internacional "Giovanni Pacini" a Campi Bisenzio (Italia) em abril de 2008, pela interpretação do papel do Duca de Mântua. Em outubro de 2011, se apresentou na Expo Itália Internacional em Chicago e na noite de gala do Drake Hotel (Chicago). Integrou o “Gruppo Amarcord” desde sua fundação,em 2000 tendo participado de numerosas turnê em diversos países e continentes. Em 2013, com o Gruppo Amarcord se apresentou na prestigiosa Salle Garnier em Montecarlo, em ocasião da Semana da Cultura Italiana. Em 2014 se apresenta no Concert Hall Nohgakudo de Toyota City no Japão, junto com o Gruppo Amarcord. E, ainda em 2014, no Japão, canta com a soprano Sakiko Ninomya acompanhados pelo pianista Aiko Fujiwara em Nagoya em um evento promovido pela Casa Lexus.

Copyright © 2021 - Ponte Entre Culturas - Minas Gerais ( PEC MG ) - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil